domingo, 11 de dezembro de 2011

Viva! Na Sociedade Alternativa




Num planeta cada vez mais globalizado como estruturam os seres humanos a sociedade em macros e micros organizações, a diversidade de culturas, ideologias, religiosidades e comportamentos quase que infinitos é possível que classificássemos como um caos instalado na Terra.
Ainda bem que assim como na química as moléculas se ajustam por afinidade e atração, o mesmo acontece na sociedade humana, onde nos vemos reunidos em clubes, garagens de rock, rodas de samba, igrejas, cafés literários, mesas de poker's...
A questão que quero chegar é, nesse mundo onde tudo é diverso e as alternativas são muitas, como é que fica a principal pergunta que tem de ser respondida cedo ou tarde por cada individuo membros dessa sociedade; Qual o sentido da vida?

Segundo Jean-Paul Sartre, a vida não é nada até que o homem comece a vivê-la, construindo-a. Além de viver e construir a própria vida, o homem ainda tem de lhe dar algum sentido, pois ela não tem um sentido a priori. Por tais razões, conclui o existencialismo humanista de Sartre, o homem é mesmo o legislador de si próprio.

A letra da música de Raul Seixas, "Sociedade Alternativa", pode até parecer alarmar anarquismo, mas compreendo que o sentindo funcional que ela propõe é essa do homem ser senhor de si mesmo em suas ações, re-ações e responsabilidades.
Podemos ficar inertes a esperar Papai-noel ou movimentar o fluxo da vida com estudos, debates, projetos e principalmente execuções.
Acima de tudo é preciso enxergar, ler, compreender sentidos em toda alternatividade que as sociedades nos oferecem, mesmo que essas alternativas não tenha aplicação para a nossa vida, ela têm e é importante para o próximo que está ao nosso redor, ela é importante porque contribui para o equilíbrio social; se esse fosse um pensamento difundido e apreciado pela grande maioria das pessoas, não haveriam guerras, ataques ideológicos, psíquicos. A inflexibilidade que muitas das pessoas tem em enxergar a beleza da diversidade e a capacidade de ativar em seu psiquismo algo como verdade absoluta é o grande mal do homem e por tabela da sociedade.
Gosto muito de usar a visualização da árvore indo facilmente em todas as direções que os movimentos acionam em sua biodiversidade estrutural de folhas, flores, frutos, raízes; (flexibilidade e Força em conjunto, essa é a lei do Forte!) e a da árvore morta, rígida que num vento mais forte onde galhos e tronco lutam em resistência para não tombar e quebrarem, são fracas, opacas,  não proporcionam alegria ao mundo, nela não existe beleza, ser incinerada no fogo é o seu destino final.




Faça o que tu queres pois é tudo da lei!
Amor é a lei. Amor sob Vontade!!


Viva a Sociedade Alternativa!!!

Trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário