terça-feira, 9 de agosto de 2011

Não Identificar-se

“Você não se dá conta de sua própria situação. Você está na prisão.
Tudo o que pode desejar, se você for sensato, é escapar (...) Além disso, ninguém pode escapar da prisão sem a ajuda daqueles que” já escaparam “, (...) cada prisioneiro pode encontrar um dia sua oportunidade de evasão, com a condição, entretanto, de que saiba dar-se conta de que está na prisão”. “A evolução do homem é a evolução de sua consciência. E a consciência não pode evoluir inconscientemente. A evolução do homem é a evolução de sua vontade e a vontade não pode evoluir involuntariamente”. “O estudo de si deve seguir lado a lado com o estudo das leis fundamentais do Universo”.


“Todas essas pessoas que vêem, que conhecem que podem vir a conhecer, são máquinas, verdadeiras máquinas trabalhando apenas sob a pressão das influências exteriores, (...) Sim. É possível deixar de ser máquina, (...) quando uma máquina se conhece, desde esse instante deixou de ser máquina.
Pelo menos não é a mesma máquina que antes. Já começa a ser responsável por suas ações”. “O controle das coisas exteriores começa pelo controle do que está dentro de nós, pelo controle de nós mesmos”.“Entre as metas expressas, a mais justa é sem dúvida a de ser senhor de si mesmo, porque sem isso, nada mais é possível. E, em comparação com essa meta, todas as outras são apenas sonhos infantis, desejos de que um homem não poderia fazer o menor uso, desde que fosse atendido”.
“A identificação é o obstáculo principal à lembrança de si. A liberdade significa antes de tudo: libertar-se da identificação”. “Cada homem normal tem energia suficiente para começar o trabalho sobre si. É necessário apenas que aprenda a economizar a energia de que dispõe. A energia é despendida, sobretudo, pelas emoções inúteis e desagradáveis, pela expectativa ansiosa de coisas possíveis e impossíveis, pelo mau humor, pelas pressas inúteis, pelo nervosismo, irritabilidade, devaneio e assim por diante”.




Palavras de Gurdjieff

Nenhum comentário:

Postar um comentário