sexta-feira, 9 de setembro de 2011

No palco da Mente. O Poder da Imaginação.

“A arte bela não é uma questão de inspiração ou de um elã livre das
faculdades de ânimo, mas de uma remodelação lenta e até mesmo penosa
para torná-la adequada ao pensamento, sem todavia prejudicar a liberdade
no jogo daquelas faculdades.”

Kant, I. - Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 1995, p.158

Todo Ser Humano possui o poder de treinar a própria mente, utilizando a imaginação para se tornar qualquer coisa, pois, no mundo da imaginação, não há limite, barreira, ética, moral, religiosidade e, por não existir culpa, não existirá julgamento, logo, tudo é possível, tudo é permitido.
O escritor Alex. F. Osborn, em sua obra "A força oculta", de 1971, em capítulo dedicado a imaginação simplifica sob ponto de vista funcional 4 propriedades de nossas habilidades mentais criativas:

1. Absortiva - habilidade de observar e de aplicar a atenção;
2. Retentiva - habilidade da memória em gravar e lembrar;
3. Raciocinativa - habilidade de analisar e julgar;
4. Criadora - habilidade de visualizar (ou ver mentalmente), prever e gerar ideias.

O verbo Imaginar significa: inventar, criar. A imaginação é ativa e criadora. É a grande arquiteta da nossa realidade, é a gestora da nossa vontade. É ela quem estabelece os parâmetros para a nossa vontade de atuar.
A vontade sem parâmetros é vazia. Se tiver vontade, terá vontade de alguma coisa e é a imaginação que cria essa alguma coisa. Imagino um bolo de chocolate e, após imaginá-lo, vem à vontade de comê-lo.
Negar a responsabilidade sobre o que se imagina é a causa do aprisionamento do criador à sua criação.
As fantasias e ilusões são escolhidas, apreendidas, assimiladas, interiorizadas, conforme o valor e o sentido dado por quem imagina e elas se transformam na lógica vivencial de cada ser humano.

As seguintes afimações de Albert Einstein convence o homem cada vez mais que o caminho para ótimas idéias é a imaginação. Na verdade o que o grande físico irá dizer abaixo é que o conhecimento deve ser usado criadoramente, pois sua força potencial não tem limites.

A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo. Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. Imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando vida à evolução.”— Albert Einstein

O grande perigo do jogo da imaginação é não saber como administrar o que foi imaginado, pois podemos nos envolver a tal ponto que haverá dificuldade em separar o universo fenomenológico material do imaginário.
O que se imagina existe arraigado ao querer; assim o ato de transformar-se naquilo que se imaginou deve ser entendido como conseqüência do próprio querer.

Atitudes e comportamentos já memorizados prevalecem sobre os novos. Para que algo novo seja indexado em nossa mente, em nossa memória de longo prazo, é necessário usá-lo cada vez mais até que ele se consolide e se torne parte de nós mesmos, das nossas atitudes e comportamentos.

Praticar a imaginação merece tornar-se um hobby. Como é um hobby, e não uma obrigação ou necessidade, você deveria desfrutar dessa atividade, e se possível ela deveria realmente ser divertida.
É de extrema importância desenvolver os poderes da imaginação em sua juventude e familiarizar as crianças com os exercícios de concentração, e eles deveriam aprender como extrair bons exemplos e conclusões de contos de fadas, para que possam distinguir o bem do mal. Tornar essa prática um hábito é adquirir para si a virtude do auto-conhecimento.


Para nos conhecermos interiormente, não é essencial retroceder no tempo. Precisamos apenas tomar consciência das nossas atitudes e comportamentos atuais e que tipo de percepção está formando a nossa lógica vivencial, pois, ela determinará a nossa forma de interagir.
Se modificarmos a forma de pensar e imaginar, toda a tônica da nossa vida irá modificar-se.
Existem várias técnicas de exercícios para treinar sua imaginação pela internet. Eu recomendo a prescrita pelo hermetista Franz Bardon em seu livro: Iniciação ao Hermetismo. Lá também existem técnicas de concentração e respirações além de muito mais que o ajudará a formar-se numa pessoa melhor, digna de usar todos seus poderes pessoais.

Imagine, crie, faça acontecer! Você pode, mudar montanhas de um lado para o outro, acalmar o mar, curar os doentes e talvez até mesmo quando precisar andar sobre as águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário